Friday, April 17, 2015

É um menino

Hoje estava eu na fila do supermercado quando a menina que trabalhava no caixa elogiou minha barriga (imensa, diga-se de passagem) e perguntou o que eu estava esperando. Eu respondi: um menino.

Ela abriu um sorriso enorme e disse que estava grávida também, de uma menina. Mas que queria, na verdade, um menino. Começou a falar da sua preferência, de como ter meninos era muito melhor, que eles são mais fofos e apegados à mãe.

Por um minuto eu senti um pouco de pena daquele bebê. Mas eu sei que a futura mamãe não falou por mal.



Na verdade, ela pode, sem saber, ser uma vítima de um dos muitos fantasmas que existe no mundo da maternidade: o Gender Disappointment, a Decepção com Gênero (não sei como se traduz para o português). É quando você quer muito uma menina e vem um menino, ou vice-versa. Esse é um assunto que pega fogo nos fóruns de Internet, mas que tem origens muito profundas para serem tratadas com superficialidade por críticas anônimas e alheias.

A origem pode vir desde uma preferência da mãe ou pai, desejo de agradar o pai/companheiro, como questões relacionadas à infância, abuso sexual, bullying e muitos outros. Na maioria das vezes a mãe morre de culpa: de ser julgada por ter esse sentimento, por rejeitar o bebê, por não controlar os seus sentimentos e por ai vai...

Eu sempre achei que teria uma menina. Sempre quis uma menina. Já tinha nome e um monte de expectativas para criar a minha pequena guerreira. Tal foi a minha surpresa quando descobri que era um menino. A princípio encarei com uma passagem só de ida para o Japão - uma aventura onde teria que aprender uma nova cultura e idioma. Nunca me vi ou me imaginei criando um menino. Passado o susto, hoje sei que vou curtir de montão e estou super empolgada.

E foi assim que aprendi a minha primeira lição, com 20 semanas da gravidez: Aceitação  - existem coisas que você não pode mudar e nem controlar. Essa é apenas uma delas.


1 comment:

  1. Pri, criar menino é uma delicia, vc vai ver. Adorei seu post.

    ReplyDelete